Avaliação sensorial e físico-química de sorvete com polpa de açaí e proteína do soro do leite
Palavras-chave:
alimento funcional, sobremesa, aceitação sensorial.Resumo
O consumo de suplementos proteicos com o intuito de melhoria estética e de saúde está em constante crescimento. Com isso, o presente trabalho apresenta os resultados obtidos da adição de proteína do soro do leite na formulação de sorvete com polpa de açaí. O sorvete padrão foi formulado sem adição de proteína do soro do leite. Três outras formulações de sorvetes foram preparadas com adição de proteína do soro do leite nos níveis 3,7, 15,0 e 39,5%. A avaliação do efeito provocado no sorvete devido à adição proteína do soro do leite foi efetuada por testes de aceitação e análises físico-químicas. Os resultados do teste de aceitação mostram que não houve diferença significativa entre as formulações investigadas, ao nível de 5% de significância, em relação aos atributos: sabor, textura, aroma, cor, aparência e aceitação global. As formulações com adição de proteína do soro do leite apresentaram maior teor de proteína em relação a amostra padrão. O sorvete com 39,5% proteína do soro de leite apresentou teor de proteína de 10,24%, portanto pode ser classificado como um produto fonte de proteína. Pode-se concluir que o enriquecimento com até 39,5 % de proteína do soro do leite aos sorvetes proporciona elevação do valor nutricional sem afetar as características sensoriais do produto final.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.