ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DOIS CRITÉRIOS TÉCNICOS NA DETERMINAÇÃO DA ROTA ÓTIMA DE TRANSPORTE COM AUXÍLIO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
Palavras-chave:
transporte florestal, sistema de informações geográficas, rota ótima, custos.Resumo
O objetivo deste trabalho foi fazer uma análise comparativa entre os critérios desempenho operacional do veículo e a menor distância na determinação da rota ótima no transporte florestal rodoviário, com auxílio de um sistema de informações geográficas. Inicialmente foi realizada a vetorização e a classificação de uma rede de estradas em uma empresa florestal. Em seguida, com auxílio do software SPRING, versão 4.0, realizaram-se oito simulações de rota ótima de transporte, partindo-se de diferentes pontos locados ao acaso na área de estudo e com um único destino. Os resultados indicaram que não houve diferença significativa de produtividade e custo de transporte entre os critérios analisados. Por outro lado, os resultados mostraram que o desempenho operacional foi o critério mais eficiente na determinação da rota ótima de transporte, comprovando a teoria de que nem sempre a menor distância é a mais econômica.
ABSTRACT
The objective of this work was to make a comparative analysis between the criteria of the operational performance of the vehicle and the shorter distance in the determination of a route of high quality for the transportation in forests, with the aid of a geographical information system. Initially, it was carried out the vectorization and the classification of a net of roads in a forest company. After that, with the aid of the software Spring, version 4.0, it was made eight simulations of routes of high quality for transportation, taking into account different points randomly chosen in the area of study and with only a destination. The results indicated that there was not a significant difference in the productivity and in the cost of transportation between the criteria analyzed. On the other hand, the results showed that the operational performance was the most efficient criterion in the determination of routes of high quality for transportation, corroborating the theory that the shorter distance does not mean that it is the most economic one.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.