UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS COMO SUBSTRATO NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE TOMATEIRO
Palavras-chave:
Lycopersicon esculentum, maravalha, casca de arroz.Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade da maravalha carbonizada, como componente de substratos na produção de mudas de tomateiro da cultivar Bônus. Os tratamentos foram determinados a partir de combinações do substrato comercial Plantimax®, casca de arroz carbonizada e maravalha carbonizada. Foram avaliadas as características emergência das plântulas, altura de planta, diâmetro na base do hipocótilo, massa seca da parte aérea, do sistema radicular e da massa seca total. Os tratamentos não apresentaram diferença significativa para o número de plantas emergidas e diâmetro da base do hipocótilo na avaliação final. Os tratamentos Plantimax® + maravalha carbonizada nas proporções 1:1 e 1:2 e maravalha carbonizada promoveram substancial aumento na altura das plântulas, bem como promoveram incremento nos teores de massa seca da parte aérea, do sistema radicular e da massa seca total, em relação aos demais tratamentos. Verificouse a viabilidade da utilização da maravalha carbonizada como componente de substratos para produção de mudas de tomateiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.