Associação de inseticidas químicos e fungos entomopatogênicos no Manejo Integrado de Pragas – uma revisão<p>Association of chemical insecticides and entomopathogenic fungi in Integrated Pest Management – a review
Palabras clave:
agrotóxicos, fungo, controle biológico.Resumen
O desenvolvimento rápido da resistência a inseticidas tem demonstrado a limitada eficiência desse método para a supressão de populações de insetos, e incentivado pesquisas com métodos alternativos de controle. A utilização de inseticidas em associação com entomopatógenos no manejo integrado de pragas é uma estratégia que vem se mostrando bastante eficaz para a redução da densidade populacional da praga desde que ambos sejam compatíveis. O uso da associação pode aumentar a eficiência do controle de insetos, permitindo a redução na quantidade de inseticidas aplicados, preservação de inimigos naturais e organismos não alvos e aumento da biodiversidade em culturas agrícolas. Porém, o sucesso desta técnica depende do uso da formulação e do propágulo correto; da presença de hospedeiros suscetíveis, condições ambientais favoráveis e cronograma compatível com outras práticas agrícolas.
AbstractThe quickly development of insecticide resistance has demonstrate the limited efficiency of this method for suppression of insect population and stimulated researches with alternative methods of control. The application of insecticides in association with entomopathogens in Integrated Pest Management is a recommended strategy to reduce the population density of this pest if both products are compatible. The use of this association can increase the control efficiency, allowing the reduction of insecticide applied, preserving the natural enemies and non-target organisms and increasing the biodiversity in “agricultural cultures”. However, the success depends on the use of the correct propagule and formulation, presence of susceptible host, favorable environmental conditions and compatible schedule with other agricultural practices.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.