Educação Ambiental: os estudos biográficos como caminho para a compreensão da práxis docente<p>Environmental education: the biographical studies as a way to praxis understanding teachers
Palabras clave:
Histórias de Vida, Educação Ambiental, Práxis Docente.Resumen
Esta pesquisa se insere no âmbito dos estudos sobre as experiências, os saberes e as trajetórias de vida dos professores, abordados a partir da perspectiva qualitativo-biográfica. A temática educativo-ambiental constitui-se, em especial, como o condutor para a interpretação e análise dos dados que emergem dos relatos de histórias de vida. Em essência, esta investigação buscou compreender, por meio da análise dos depoimentos de quatro professoras de Educação Infantil que atuam no Brasil e na Espanha, observando como estruturam sua práxis em relação à Educação Ambiental e as características de sua ação e pensamento. A partir da perspectiva metodológica adotada, buscou-se apontar um modelo de organização dos relatos (auto)biográficos em Histórias de Vida, a fim de identificar as fontes de aquisição do saber docente relativo à temática ambiental e avaliar sua repercussão na ação profissional dos sujeitos, ressaltando a dialética existente entre suas trajetórias pessoais e respectiva ação profissional. Assim, esta pesquisa inscreve-se no âmbito dos estudos internacionais que se interessam pela temática educativo-ambiental, mais especificamente pelas investigações que direcionam seu foco sobre a práxis dos docentes, considerando a relevância de seu pensamento e de sua ação para os processos de mudança socioambiental. Trata-se de uma investigação sobre a problemática da inserção da Educação Ambiental no cenário educativo-escolar, abordada desde a óptica dos protagonistas do ensino, considerando que a visão dos professores aporta inúmeras contribuições para a compreensão de diversos fenômenos que ocorrem no interior das instituições escolares, à medida que cada um tem suas referências, seus conhecimentos e sua história.
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