Análise dos aspectos hipsométrico e de exposição do relevo da área urbana de Iporá-GO: uma contribuição para o estudo do clima das cidades<p>Analysis of hypsometric aspects of exposure and relief from the urban area of Iporá-GO: a contribution to the climate study of cities
Resumen
A hipsometria e a exposição do relevo são fatores relevantes no estudo do clima das cidades, pois contribuem para a variação dos elementos climáticos temperatura e umidade. Portanto, o objetivo deste trabalho consistiu em mapear, por meio de geotecnologias, as características da hipsometria e da exposição das vertentes do relevo da área urbana de Iporá-GO e analisar as características de seis pontos definidos para coleta de dados climáticos. Os procedimentos metodológicos consistiram no uso dos softwares de geoprocessamento Spring 5.1.2 e do ArcGis 10.1. Para gerar os mapas, foram utilizadas imagens de radar SRTM com resolução de 90m. Os resultados demonstraram uma diferença altimétrica de 55 m entre o ponto mais elevado (P4) e o ponto mais baixo (P1) e os pontos P5 e P6 apresentaram vertentes voltadas para Oeste, fato que contribui para o maior aquecimento da superfície dessas áreas, pois recebe mais radiação solar durante o período da tarde.
Abstract
The hypsometry and relief exposure are important factors in climate study of cities, they contribute to the variations in climate temperature and humidity elements. Therefore, the objective of this work consisted of mapping, using geotechnology, the characteristic of hypsometry and exposure relief the urban area of Iporá-GO. The methodological procedures consisted in the use of geoprocessing software Springer 5.1.2 and ArcGIS 10.1.To generate maps were used SRTM radar images with 90m resolution.The results showed a difference of 55 m altimetric between the highest point (P4) and the lowest point (P1)and that the P5 and P6 points showed relief facing west, a fact that contributes to the greater heating of the surface of these areas, it receives more solar radiation during the afternoon.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.