<p align=justify>AVALIAÇÃO DE CONFLITOS ENTRE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE ASSOCIADAS AOS CURSOS FLUVIAIS E USO DA TERRA NA BACIA DO RIO DAS PEDRAS, GUARAPUAVA-PR</p>
Palabras clave:
Áreas de Preservação Permanente, Legislação Ambiental, Sistema de Informação Geográfica, Floresta Ombrófila Mista.Resumen
O presente trabalho tem como objetivo principal verificar se as áreas de preservação permanente atrelada aos cursos d’água, em acordo a legislação ambiental, estão sendo preservadas na bacia hidrográfica do Rio das Pedras, Guarapuava-PR. A metodologia adotada pautou-se na implementação de um banco de dados em um SIG (Sistema de Informação Geográfica) no software SPRING 4.1.1. Os planos de informação tipos de uso da terra e as áreas recomendadas à preservação permanente segundo a legislação ambiental brasileira foram sobrepostos utilizando-se da linguagem LEGAL (Linguagem Espacial para Geoprocessamento Algébrico). As áreas recomendadas à preservação permanente ao longo dos cursos fluviais corresponderam aproximadamente 34% de toda a área da bacia hidrográfica investigada, sendo que 58% destas não são preservadas como determina a legislação ambiental.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.