<p align=justify>TEORES DE MICRONUTRIENTES EM ESPÉCIES ARBÓREAS DA FLORESTA OMBRÓFILA MISTA MONTANA - GENERAL CARNEIRO/PR</p>
Palabras clave:
floresta com araucária, micronutrientes, espécies arbóreas.Resumen
Esse estudo teve como objetivo principal analisar o teor de micronutrientes nas espécies arbóreas da Floresta Ombrófila Mista Montana em General Carneiro/PR, usando 20 unidades amostrais primárias de 12 m x 12 m (UAP). Nas UAPs, foram cortadas e medidas todas as árvores com DAP 10,0 cm para a determinação de biomassa acima do solo, bem como para a determinação dos macronutrientes. Das espécies amostradas que tinham mais de três exemplares, foram selecionadas três (maior, médio e menor DAP) e das que tinham menos de três, todas foram usadas para a determinação do teor de macronutrientes nos componentes da biomassa acima do solo. Os teores de micronutrientes apresentaram variações entre as espécies estudadas. Não foram constatadas relações entre as espécies de maior Índice de Valor de Importância (IVI) e seus teores de micronutrientes. Dentre todos os componentes da biomassa acima do solo (DAP 10,0 cm), os mais altos teores de Fe foram encontrados na miscelânea, que apresentou também maiores teores de Mn. A floresta em estudo apresentou, para o conteúdo total de micronutrientes na biomassa acima do solo (DAP 10,0 cm), a seguinte seqüência decrescente de micronutrientes: Mn > Fe > Zn > B > Cu.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.