Samambaias epífitas sobre cáudices de Dicksonia sellowiana Hook. (Dicksoniaceae) e Cyathea phalerata Mart. (Cyatheaceae) em remanescente de floresta ombrófila mista no município de Porto União, SC, sul do Brasil
Palabras clave:
cáudices, riqueza, composição, estado de Santa Catarina.Resumen
Nesta pesquisa foram avaliados alguns tópicos, como riqueza, composição e estrutura comunitária de epífitos vasculares em cáudices de Dicksonia sellowiana Hook. e Cyathea phalerata Mart. em um fragmento de Floresta Ombrófila Mista no município de Porto União, extremo norte de Santa Catarina, sul do Brasil (26° 14’ 16’’ S, 51° 4’ 40’’ W). O clima da região é subtropical mesotérmico úmido, com temperaturas variando entre 18 e 21 °C, precipitação média mensal 125 mm e altitude média de 820 m. Na área de estudos, foram selecionados 40 forófitos (20 para cada espécie hospedeira), e seus cáudices foram divididos em intervalos de 1m, a partir do solo, chegando até três intervalos de altura. Foram encontradas sete espécies, distribuídas em seis gêneros e cinco famílias de samambaias epífitas. Blechnum L. e Polypodium L. ocorreram em todos os intervalos de altura dos cáudices de D. sellowiana. Em C. phalerata, somente o gênero Blechnum L. esteve presente nos três intervalos levantados. No estudo quantitativo, foram registradas 503 ocorrências de pteridófitas epifíticas sendo n=346 (68,78%) sobre cáudices de D. sellowiana e n=157 (31,22%) sobre cáudices de C. phalerata. Tal diferença foi estatisticamente significativa (t = 1,586; p< 0,05). Isso demonstra a importância das duas espécies hospedeiras para epífitas no ambiente florestal e revela uma tendência um pouco maior de ocupação epifítica nos cáudices de D. sellowiana.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.