Educação ambiental: da pesquisa à extensão em três escolas de ensino fundamental, Guarapuava – Paraná<p>Environmental education: from research to extension on three primary schools, Guarapuava–Paraná
Palabras clave:
Extensão, Meio Ambiente, SustentabilidadeResumen
O presente relato faz uma reflexão acerca de uma experiência da práxis educativa em educação ambiental como resultado de um projeto de extensão de caráter interacionista, intitulado “Problematizando a temática ambiental no Ensino Fundamental”, o qual teve por objetivo promover uma reflexão crítica acerca da temática ambiental em três escolas no município de Guarapuava, Paraná. A metodologia adotada no presente relato de experiência foi à pesquisa ação-participativa. As ações foram divididas em três módulos: investigação da realidade, realização das ações e avaliação dos resultados. Os resultados observados a partir das atividades envolvidas nos três módulos permitiram um grande envolvimento da comunidade escolar, respeitando as especificidades de cada escola. Tal envolvimento promoveu a inserção das ações na concretude do tempo histórico e no espaço social. As implicações deste reforçaram a importância da pesquisa em subsidiar atividades extensionistas, por meio do diálogo permanente entre teoria e prática. Além disso, propiciaram um conhecimento mais aprofundado da realidade escolar, bem como as suas carências e potencialidades, estimulando as escolas a emanciparem-se na abordagem da temática ambiental. O contato da equipe executora com a comunidade escolar configurou-se em aprendizagem, crescimento pessoal, profissional, produção e socialização do conhecimento.
Abstract
This article is a reflection on an experience of educational praxis in Environmental Education as a result of an extension education project of interactionist nature, entitled “Discussing the Environmental Issue in Elementary School”. The project intended to promote a critical analysis of environmental issues in three primary schools, located in Guarapuava, state of Paraná. The methodology used in this research was the participatory action-research. The actions were divided into three modules: investigation of reality, accomplishment of the actions and evaluation of the results. It was observed from the activities carried out in the three modules, a large involvement of the school community, respecting the specificities of each school. Such involvement promoted the inclusion of actions in the concreteness of historical time and social space. The implications of this involvement reinforced the importance of research in support of extension activities through ongoing dialogue between theory and practice. Moreover, it provided a deeper understanding of the school environment as well as their weaknesses and strengths, encouraging schools to emancipate themselves regarding the environmental issue approach. The contact of the executing team with the school community set up in learning, personal and professional growth, production and socialization of knowledge.
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