SIG nas nuvens para empresas florestais<p> Cloud GIS for forestry companies
Palabras clave:
Sensoriamento remoto, computação em nuvem, engenharia florestal.Resumen
O presente artigo descreve um panorama geral de conceitos, serviços e aplicações na área florestal da utilização do Geographic Information System (GIS) por meio da computação em nuvem, o chamado Sistema de Informação Geográfica (SIG) na nuvem. Este modelo de distribuição de recursos amplia as capacidades atuais das empresas em prover a infraestrutura necessária ao processamento geográfico com investimentos adequados e portanto minimizando custos, além de fortalecer as atuais oportunidades de prestação de serviços remotos de SIG para as pequenas e médias empresas que desejam ter acesso a sistemas mais avançados tecnologicamente.
Abstract
This paper presents an overview of concepts, services and applications in forestry use of GIS through cloud computing, called Cloud GIS. This resource allocation model extends the capabilities of existing companies in providing the necessary infrastructure to geographic processing with appropriate investments and therefore minimizing costs, besides strengthening the existing opportunities to provide services to remote GIS for small and medium forest businesses who want access the most technologically advanced systems.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.