<p align=justify>Variabilidade do vento na bacia hidrográfica do rio São Francisco durante a ocorrência da ZCAS</p>
Palabras clave:
ZCAS, Bacia do rio São Francisco, vento.Resumen
O rio São Francisco é um dos rios brasileiros mais extensos e sua importância também está no volume de água transportado por ele através da região semi-árida, na sua contribuição histórica e econômica para fixação das populações ribeirinhas e na criação das cidades hoje plantadas ao longo do vale. O principal mecanismo produtor de chuvas sobre a bacia do rio São Francisco é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A intensidade e direção do vento são variáveis de grande interesse nos estudos de balanço de água. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo estudar a climatologia do vento e sua variabilidade na bacia do rio São Francisco. Foram utilizados dados mensais de ventos, componentes zonal e meridional, oriundos da Reanálise do NCEP/NCAR no período de 1982-1994, em três faixas de longitude (40ºW, 42,5ºW e 45ºW) entre as latitudes de 25ºS e 5ºS. Observou-se que nas longitudes de 42,5ºW e 45ºW, a posição média da ZCAS está em torno de 20º S. Também foi observado que a posição da ZCAS apresenta uma grande variabilidade interanual, pois, de dezembro/1982 a fevereiro/1983 a ZCAS posicionou-se ao sul de 25ºS, enquanto no período de dezembro/1988 a fevereiro/1989 estava em torno de 15ºS. O posicionamento médio meridional da ZCAS em torno de 20º é de fundamental importância para produção de chuva sobre a bacia do rio São Francisco.
Publicado
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.