Ações ambientais para o desenvolvimento socioespacial no Rio de Janeiro: estratégias de gestão para as sustentabilidades <p> Acciones ambientales para el desarrollo socioespacial en Rio de Janeiro: estrategias de gestión para las sostenibilidades

Autores/as

  • Alex Archer Marques Gomes PUC-Rio
  • Augusto César Pinheiro da Silva PUC-Rio

Palabras clave:

Gestão local participativa, Sistemas agroflorestais, Compostagem, Práticas ambientais sustentáveis

Resumen

O artigo expõe estratégias possíveis que podem ser desenvolvidas por agentes econômicos (com apoio político e dos atores sociais) para ações de sustentabilidade em atividades que minimizem os impactos ambientais gerados por práticas humanas cotidianas, no estado do Rio de Janeiro. Nesse sentido, as estratégias identificadas são realizadas pelo poder municipal da Prefeitura de Nova Friburgo (Região Serrana do Rio de Janeiro) em relação à gestão para o reflorestamento, tratamento do lixo e produção orgânica baseados nas singularidades locais e nos preceitos da sustentabilidade ambiental como uma forma economicamente viável e socialmente justa. Pretende-se neste artigo tornar compreensíveis e entendidos como possíveis e necessários a reciclagem de resíduos orgânicos, a produção orgânica, o planejamento local e a gestão participativa, a recuperação de áreas degradadas, a educação e gestão ambiental, a saúde pública, o espírito coletivo, o combate ao desperdício e a coleta seletiva e reutilização/reciclagem de materiais.

 

Abstract

El artículo presenta las estrategias desarrolladas por agentes económicos (apoyados por políticos y actores sociales), en acciones de sostenibilidad en actividades que reducen los impactos ambientales generados por las prácticas humanas cotidianas en Rio de Janeiro. Las estrategias identificadas son efectuadas por el ayuntamiento del municipio de Nova Friburgo (región montañosa de Rio de Janeiro), en su administración de la reforestación, con el tratamiento de la basura y de la producción orgánica, basado en singularidades locales y en los preceptos de la sostenibilidad ambiental económicamente viable y socialmente justa. El objetivo de este trabajo es hacer comprensible son posibles y necesarios el reciclado de residuos orgánicos, la producción ecológica, la planificación y gestión participativa local, la educación y gestión ambiental, la salud sostenible pública, la necesidad de política colectiva para la lucha contra los residuos tóxicos, el reciclaje y reutilización de materiales.

Biografía del autor/a

Alex Archer Marques Gomes, PUC-Rio

Cursou o curso de graduação em Geografia entre 2005 e 2010 na PUC-Rio; atuou como estagiário no IBGE e possui uma empresa de Gestão Ambiental na cidade do Rio de Janeiro; atualmente presta serviços diversos em comunidades localizadas em encostas da cidade do Rio de Janeiro.

Augusto César Pinheiro da Silva, PUC-Rio

cursou a graduação (1990), o mestrado (1996) e o doutorado (2005) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou o pós-doutorado em Geografia Política e Ensino de Ciências Sociais na Universidad Autónoma de Madrid (UAM) entre 2009 e 2010. É professor Assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde ocupa o cargo de coordenador da pós-graduação em Geografia (PGE) e é professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência nos estudos geográficos nas áreas de Gestão do Território, Geografia Política e Regional (Mundo e Rio de Janeiro) e Educação Geográfica, atuando, principalmente, nos seguintes temas: gestão territorial no estado do Rio de Janeiro, ensino de Geografia e temas contemporâneos de Geografia Regional e Humana. É pesquisador da FAPERJ, lider do grupo de pesquisa GeTERJ (Gestão Territorial no Estado do Rio de Janeiro), orientando alunos PIBIC e mestrandos diversos.

Publicado

01-04-2013

Número

Sección

Artigos - Cultura, práticas sociais, formação humana e desenvolvimento comunitário