Ações ambientais para o desenvolvimento socioespacial no Rio de Janeiro: estratégias de gestão para as sustentabilidades <p> Acciones ambientales para el desarrollo socioespacial en Rio de Janeiro: estrategias de gestión para las sostenibilidades
Palabras clave:
Gestão local participativa, Sistemas agroflorestais, Compostagem, Práticas ambientais sustentáveisResumen
O artigo expõe estratégias possíveis que podem ser desenvolvidas por agentes econômicos (com apoio político e dos atores sociais) para ações de sustentabilidade em atividades que minimizem os impactos ambientais gerados por práticas humanas cotidianas, no estado do Rio de Janeiro. Nesse sentido, as estratégias identificadas são realizadas pelo poder municipal da Prefeitura de Nova Friburgo (Região Serrana do Rio de Janeiro) em relação à gestão para o reflorestamento, tratamento do lixo e produção orgânica baseados nas singularidades locais e nos preceitos da sustentabilidade ambiental como uma forma economicamente viável e socialmente justa. Pretende-se neste artigo tornar compreensíveis e entendidos como possíveis e necessários a reciclagem de resíduos orgânicos, a produção orgânica, o planejamento local e a gestão participativa, a recuperação de áreas degradadas, a educação e gestão ambiental, a saúde pública, o espírito coletivo, o combate ao desperdício e a coleta seletiva e reutilização/reciclagem de materiais.
Abstract
El artículo presenta las estrategias desarrolladas por agentes económicos (apoyados por políticos y actores sociales), en acciones de sostenibilidad en actividades que reducen los impactos ambientales generados por las prácticas humanas cotidianas en Rio de Janeiro. Las estrategias identificadas son efectuadas por el ayuntamiento del municipio de Nova Friburgo (región montañosa de Rio de Janeiro), en su administración de la reforestación, con el tratamiento de la basura y de la producción orgánica, basado en singularidades locales y en los preceptos de la sostenibilidad ambiental económicamente viable y socialmente justa. El objetivo de este trabajo es hacer comprensible son posibles y necesarios el reciclado de residuos orgánicos, la producción ecológica, la planificación y gestión participativa local, la educación y gestión ambiental, la salud sostenible pública, la necesidad de política colectiva para la lucha contra los residuos tóxicos, el reciclaje y reutilización de materiales.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.