Diagnóstico sobre o conhecimento da comunidade em uma área de recarga do Aquífero Guarani, região de São Carlos, SP, Brasil<p>Diagnosis of community knowledge in a recharge area of the Guarani Aquifer, the region of Sao Carlos, Brazil

Authors

  • Sandra Maria Barbosa Martins Centro Universitário Central Paulista
  • Rodolfo Antônio de Figueiredo Universidade Federal de São Carlos

Keywords:

Aquífero Guarani, educação ambiental, percepção ambiental.

Abstract

As águas superficiais estão escassas em algumas regiões do Brasil, além de ser um problema generalizado à poluição das mesmas, de tal forma que o abastecimento público em muitas cidades é feito com o uso de águas subterrâneas retiradas de aquíferos por poços tubulares profundos. O Aquífero Guarani está localizado na região centro-leste da América do Sul e a cidade de São Carlos (SP) é uma das que se localizam diretamente acima dele, em uma região de recarga desse sistema. Cerca de 50% do abastecimento de água de São Carlos é oriundo do Aquífero Guarani, sendo assim, há uma preocupação em buscar informações e informar a população da cidade de sua existência e possíveis ameaças de contaminação. No presente trabalho, foi desenvolvido um questionário para levantamento do conhecimento da comunidade de moradores dos bairros Cidade Aracy, Antenor Garcia e região, localizados sobre área de recarga do Aquífero, com solo arenoso. A aplicação do questionário foi em forma de entrevista com os moradores. Também se verificou junto a órgãos públicos e ONGs a existência de trabalhos destinados à divulgação e orientação a respeito do tema. Os resultados obtidos indicam que há pouco ou nenhum conhecimento sobre o tema pelos moradores e faltam adequações locais para a preservação desse bem público. Há trabalhos desenvolvidos no local por ONGs e universidades, mas sem relação direta com o Aquífero Guarani. Conclui-se, com o presente estudo, que há a necessidade inicial de informar a população local sobre o aquífero e sua área de recarga. A elaboração de material educativo para divulgação do tema, a ser usado em escolas e grupos organizados sem tempo de término, pode ser uma estratégia apropriada para um trabalho que deve ser contínuo e progressivo.

Author Biographies

Sandra Maria Barbosa Martins, Centro Universitário Central Paulista

Bióloga e educadora ambiental atuante em São Carlos (SP).

Rodolfo Antônio de Figueiredo, Universidade Federal de São Carlos

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1987) e Mestre e Doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1994, 1997). Atualmente é Professor Adjunto no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos. Atua em ensino, pesquisa e extensão nas áreas de educação ambiental popular, conservação ambiental, ecologia reprodutiva vegetal e agroecologia, nos seguintes cursos: Bacharelado em Agroecologia, Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física e Química e Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural.

Published

19-05-2011

Issue

Section

Artigos - Cultura, práticas sociais, formação humana e desenvolvimento comunitário