Estrutura fitossociológica de um fragmento de Cerrado sensu-stricto no sul do Tocantins

Authors

  • Maira Elisa Ferreira Tavares Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (CeMAF)/UFT, Gurupi, TO, Brasil
  • Paulo César Alves de Oliveira Medeiros Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (CeMAF)/UFT, Gurupi, TO, Brasil
  • Igor Eloi Silva Machado Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (CeMAF)/UFT, Gurupi, TO, Brasil
  • Ingridy Mikaelly Pereira Sousa Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (CeMAF)/UFT, Gurupi, TO, Brasil
  • Damiana Beatriz da Silva Universidade Federal do Tocantins, UFT
  • Marcos Giongo Universidade Federal do Tocantins, UFT http://orcid.org/0000-0003-1613-6167

Keywords:

diversidad, liana, necromassa, savana.

Abstract

O bioma Cerrado ocupa uma área de aproximadamente dois milhões de quilômetros quadrados, localizado na região central do Brasil. O desenvolvimento deste trabalho teve como objetivo avaliar a composição florística e fitossociológica, bem como quantificar a necromassa e lianas em um fragmento de Cerrado sensu stricto. Em uma área de 3,6 hectares, por meio de censo, foram identificados indivíduos arbóreos com circunferência a altura do peito (CAP) maior ou igual a 15 cm, que tiveram sua altura medida. Na área, também foi mensurada a necromassa disposta sobre o solo que se encontrava na área e com diâmetro de no mínimo 2 cm. Além disso, foram medidas as lianas lenhosas com diâmetros ≥ 1 cm a 1,30 m de altura. Foram identificados 8.943 indivíduos, pertencentes a 75 espécies, 69 gêneros e 33 famílias das quais predominaram as famílias Vochysiaceae e Fabaceae. A densidade total da área e área basal foram, respectivamente, de 2.484 ind.ha-1 e 13,95 m².ha-1. O índice de diversidade de Shannon (H’) foi de 3,39 e equabilidade de Pielou (J’) 0,8. Foram medidos um total de 1.547 peças lenhosas caídas sobre o solo e suspensas sobre as árvores com uma densidade total de 430 peças.ha-1, sendo a maioria composta por galhos. Em relação as lianas, foram identificados 2.174 lianas (604 ind.ha-1), com uma biomassa média de 16,81 Mg.ha-1. Houve alta riqueza de espécies e heterogeneidade de distribuição; maior abundância de necromassa e lianas em diâmetros menores que está relacionada à estrutura da área que se encontra.

Author Biography

Marcos Giongo, Universidade Federal do Tocantins, UFT

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2002) e mestrado em Manejo Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2006), doutorado em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Paraná (2010) e doutorado em Ambiente e Territorio pela Università degli Studi del Molise (UNIMOL) - Itália. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Tem experiência em projetos de pesquisas nacionais e internacionais nas áreas de inventário, incêndio, manejo florestal (plantações e áreas protegidas) e sensioramento remoto aplicada aos recursos naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: inventário florestal, meio ambiente, incêndio florestal, planejamento florestal, economia e geoprocessamento.

(Texto informado pelo autor)

Published

18-05-2022

Issue

Section

Artigos - Cultura, práticas sociais, formação humana e desenvolvimento comunitário