Aplicação de coagulante natural no abrandamento de água calcária do Aquífero Bambuí, Norte de Minas Gerais, Brasil
Keywords:
Água subterrânea, dureza, Moringa oleífera, tratamento de água.Abstract
Na região Norte do estado de Minas Gerais as águas subterrâneas do aquífero Bambuí caracterizam-se como águas duras por apresentar elevadas concentrações de carbonato de cálcio, o que tem provocado entupimentos nos sistemas de abastecimento e de irrigação. A Moringa oleifera tem sido mundialmente estudada por ser uma alternativa viável para o tratamento de água. Objetivou-se, neste estudo, analisar o efeito de diferentes dosagens da semente da moringa e diferentes tempos de sedimentação na remoção da dureza total e na variação da alcalinidade e do pH de água subterrânea do Aquífero Bambuí, norte de Minas Gerais. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente ao acaso, com três repetições, em esquema fatorial 3 x 3 x 2 (três dosagens de sementes de moringa, três tempos de sedimentação e dois tipos de sementes), mais a testemunha. Os resultados mostraram que o efeito da interação dosagem*tipo de semente*tempo de sedimentação é significativo na redução da dureza, sendo que esta diminuiu consideravelmente com relação ao tratamento testemunha. A alcalinidade também reduziu com o aumento da dosagem de moringa e do tempo de sedimentação. O pH oscilou entre 7,55 e 8,27; o que contribuiu para a precipitação de carbonato, pois foi suficiente para aumentar o índice de saturação da água.
Downloads
Published
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.