O pesquisador da Educação Ambiental: reflexões sobre sua formação inicial e continuada<p>The researcher of Environmental Education: reflections on his initial and continued formation

Authors

  • Adriana Massaê Kataoka Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO
  • Márcia Superti Maia Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Ana Lucia Suriani Affonso Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO
  • Adriene Laurie Belloni Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Keywords:

Educação Formal, Extensão, Pesquisa.

Abstract

O presente artigo objetiva identificar e problematizar a formação inicial e continuada dos pesquisadores em Educação Ambiental. Para tanto, procedeu-se uma investigação sobre a trajetória da formação de autores de artigos científicos em Educação Ambiental (EA). Para a seleção dos autores, optou-se por um recorte de trabalhos relacionados à EA formal. Os artigos foram selecionados a partir das palavras-chave: Educação Ambiental; Educação Formal; Escola; em dois periódicos nacionais, sendo um na área de Extensão Universitária e outra de Pesquisa em Educação Ambiental. A investigação da formação dos autores analisados ocorreu por meio da pesquisa de seus currículos na Plataforma Lattes. A análise da formação inicial dos autores dos artigos revelou que a maioria tem formação inicial na área de Ciências Biológicas. Ao analisar a formação continuada percebemos que ocorreu uma migração para área de Ciências Humanas. Esses resultados apontam para a importância da abordagem das Ciências Naturais, mesmo com suas limitações, no que se refere à perspectiva crítica, no sentido de comprometimento com a causa ambiental. Comprometimento que impulsiona esses profissionais a enfrentarem barreiras epistemológicas, mudando para as ciências humanas, em sua formação continuada, e, dessa forma, suprindo as carências impostas pela área rumo à criticidade.

Author Biography

Adriana Massaê Kataoka, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual de Londrina (1995), mestrado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Ecologia, Educacao Ambiental, Bioindicadores e Ecotoxicologia.

(Texto informado pelo autor)

Published

20-12-2017

Issue

Section

Artigos - Cultura, práticas sociais, formação humana e desenvolvimento comunitário