As tendências das pesquisas na formação de educadores ambientais do XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental – EPEA<p>Trends in research in the preparation of environmental educators of the XV Paranaense Meeting on Environmental Education – EPEA

Authors

  • Adalberto Ferdinando Inocêncio Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Bettina Heerdt Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Rosângela Abreu do Prado Wolf Universidade Estadual do Centro (UNICENTRO - campus Guarapuava)

Keywords:

Tendências de Pesquisa, Formação de Professores, Educação Ambiental.

Abstract

A Educação Ambiental no Brasil segue diversas linhas teóricas e metodológicas, o que para muitos autores garante uma diversidade extremamente positiva. As pesquisas na formação de educadores ambientais tiveram um aumento quantitativo, mas há muitos desafios, dentre eles a qualidade dessa produção. A proposta deste artigo é sistematizar os trabalhos apresentados no eixo temático Formação de educadores ambientais, que integrou o XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental, EPEA, de 2015, aproximando-os de tendências em EA, identificadas nas investigações nacionais, cujas preocupações se deram nesse percurso. No eixo temático Formação de educadores ambientais foram classificados onze trabalhos, os quais foram subdivididos em quadro categorias distintas: formação de educadores ambientais em ambiente não formal; formação continuada de educadores ambientais; noções de Educação Ambiental; e meio ambiente e reflexões teóricas da formação de educadores ambientais. Essa distinção entre vertentes de pesquisa contou com o referencial teórico caracterizado pela Educação Ambiental Crítica na maior parte dos trabalhos analisados. Esta vertente é amplamente caracterizada por não buscar a efetivação de práticas redundantes e que consideram a possibilidade de transformação do indivíduo no plano da consciência, mas sim o desenvolvimento de pensamento sociocrítico, que garante ao sujeito da educação subsídios capazes de problematizar a realidade ao seu redor.

Abstract

The Environmental Education in Brazil follows several theoretical and methodological lines, which for many authors ensures an extremely positive variety. Research in the preparation of environmental educators had a quantitative increase, but there are many challenges, including the quality of this production. The purpose of this article presented here is to systematize the papers presented at the thematic axis formation of environmental educators who joined the XV Paranaense Meeting on Environmental Education (EPEA-2015)approaching the trends in EE identified in national surveys whose concerns were taken in this route. In the main theme preparation of environmental educators were classified eleven works, which were subdivided into frame distinct categories, namely: preparation of environmental educators in non-formal environment; continued training of environmental educators; Environmental Education notions and Environment and theoretical reflections of the preparation of environmental educators. This distinction between lines of research had the theoretical framework characterized by critical environmental education in most of the analyzed studies. This aspect is largely characterized by not seeking the execution of redundant practices that consider the possibility of transformation of the individual to consciousness, but the development of critical thinking awareness which guarantees the subject of education grants able to question the reality around him/her.

Author Biographies

Adalberto Ferdinando Inocêncio, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre e doutorando pelo Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Bettina Heerdt, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Mestre pelo Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutora pelo Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora do Departamento de Metodologias e Técnicas de Ensino -  Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Rosângela Abreu do Prado Wolf, Universidade Estadual do Centro (UNICENTRO - campus Guarapuava)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Especialista em Educação Ambiental pela UNICENTRO. Mestre pelo Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutoranda pelo Programa de pós-graduação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro (UNICENTRO - campus Guarapuava).

Published

20-12-2017

Issue

Section

Artigos - Cultura, práticas sociais, formação humana e desenvolvimento comunitário