As tendências das pesquisas na formação de educadores ambientais do XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental – EPEA<p>Trends in research in the preparation of environmental educators of the XV Paranaense Meeting on Environmental Education – EPEA
Keywords:
Tendências de Pesquisa, Formação de Professores, Educação Ambiental.Abstract
A Educação Ambiental no Brasil segue diversas linhas teóricas e metodológicas, o que para muitos autores garante uma diversidade extremamente positiva. As pesquisas na formação de educadores ambientais tiveram um aumento quantitativo, mas há muitos desafios, dentre eles a qualidade dessa produção. A proposta deste artigo é sistematizar os trabalhos apresentados no eixo temático Formação de educadores ambientais, que integrou o XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental, EPEA, de 2015, aproximando-os de tendências em EA, identificadas nas investigações nacionais, cujas preocupações se deram nesse percurso. No eixo temático Formação de educadores ambientais foram classificados onze trabalhos, os quais foram subdivididos em quadro categorias distintas: formação de educadores ambientais em ambiente não formal; formação continuada de educadores ambientais; noções de Educação Ambiental; e meio ambiente e reflexões teóricas da formação de educadores ambientais. Essa distinção entre vertentes de pesquisa contou com o referencial teórico caracterizado pela Educação Ambiental Crítica na maior parte dos trabalhos analisados. Esta vertente é amplamente caracterizada por não buscar a efetivação de práticas redundantes e que consideram a possibilidade de transformação do indivíduo no plano da consciência, mas sim o desenvolvimento de pensamento sociocrítico, que garante ao sujeito da educação subsídios capazes de problematizar a realidade ao seu redor.
Abstract
The Environmental Education in Brazil follows several theoretical and methodological lines, which for many authors ensures an extremely positive variety. Research in the preparation of environmental educators had a quantitative increase, but there are many challenges, including the quality of this production. The purpose of this article presented here is to systematize the papers presented at the thematic axis formation of environmental educators who joined the XV Paranaense Meeting on Environmental Education (EPEA-2015)approaching the trends in EE identified in national surveys whose concerns were taken in this route. In the main theme preparation of environmental educators were classified eleven works, which were subdivided into frame distinct categories, namely: preparation of environmental educators in non-formal environment; continued training of environmental educators; Environmental Education notions and Environment and theoretical reflections of the preparation of environmental educators. This distinction between lines of research had the theoretical framework characterized by critical environmental education in most of the analyzed studies. This aspect is largely characterized by not seeking the execution of redundant practices that consider the possibility of transformation of the individual to consciousness, but the development of critical thinking awareness which guarantees the subject of education grants able to question the reality around him/her.
Downloads
Published
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.