<p align=justify>CARACTERIZAÇÃO PRELIMINAR DO ESPAÇADOR INTERNO TRANSCRITO-1 ITS-1 DO DNA RIBOSSÔMICO NAS ESPÉCIES DO <i>CLUSTER BUZZATII</i> DE DROSOPHILA (DIPTERA: DROSOPHILIDAE)</p>
Keywords:
DNAr, espaçador ITS-1, cluster buzzatii, espécies crípticas.Abstract
O DNA ribossômico (DNAr) possui seqüências intercalares, que variam intra e interpopulacionalmente, e seqüências codificadoras altamente conservadas e que servem como marcadores para comparação entre táxons divergentes e até mesmo entre diferentes reinos. O cluster buzzatii do grupo repleta é considerado monofilético e a morfologia da genitália é a principal característica diagnóstica para separar as espécies. Neste trabalho, foi realizado um estudo preliminar sobre o espaçador interno transcrito-1 ITS-1 do DNA ribossômico das espécies deste cluster, com o objetivo de verificar o nível de diferenciação interespecífica na estrutura da região deste espaçador, através da análise do tamanho dessa seqüência em seis diferentes espécies. Não foi encontrada diferenciação no tamanho do espaçador ITS-1 entre as seis espécies do cluster buzzati estudadas, o que reforça o monofiletismo sugerido para este cluster e indica que futuros estudos filogenéticos deverão ser realizados através do sequenciamento desta região do DNA ribossômico.
Downloads
Published
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.