<p align="justify">CARACTERIZAÇÃO DA COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA E ESTRUTURA DE UMA FLORESTA OMBRÓFILA MISTA, NO MUNICÍPIO DE GENERAL CARNEIRO (PR)</p>
Keywords:
Floresta com araucária, diversidade florística, levantamento fitossociológico.Abstract
O presente trabalho teve como objetivo conhecer e analisar a composição florística e descrever a estrutura do componente arbóreo de um fragmento de Floresta Ombrófila Mista Montana, localizado no município de General Carneiro/PR. Em 20 parcelas de 12 x 12 m foram medidos 170 indivíduos com DAP ≥10 cm, pertencentes a 21 famílias, distribuídas em 39 espécies e 31 gêneros. As famílias que apresentaram maior número de espécies amostradas foram: Lauraceae (5), Aquifoliaceae (4), Myrtaceae, Sapindaceae e Euphorbiaceae (3), sendo que as demais famílias apresentaram duas ou uma espécie. A densidade total encontrada foi de 590 indivíduos.ha-1. A floresta apresentou uma elevada diversidade com o Índice de Shannon estimado em 3,26, indicando uma distribuição mais uniforme do número de indivíduos em relação ao número de espécies. A análise da estrutura horizontal da floresta possibilitou constatar que as cinco espécies com maior valor de importância foram: Ocotea porosa (12,95%), Araucaria angustifólia (12,45%), Ilex paraguariensis (5,80%), Myrsine ferruginea (4,39%) e Styrax leprosus (4,38%).
Downloads
Published
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.