Avaliação dos impactos ambientais na aplicação dos agrotóxicos<p>Evaluation of environmental impacts in the application of pesticides
Keywords:
pontas de pulverização, aplicação de agrotóxicos, impactos ambientais, danos à saúde.Abstract
O uso intensivo de fertilizantes e defensivos agrícolas, dependendo do manejo e das precipitações pluviais, pode acarretar em um grave problema no que diz respeito à poluição de águas superficiais, subterrâneas, do meio ambiente como um todo bem como também danos à saúde. As pontas de pulverização são consideradas um dos principais constituintes do sistema de aplicação de agrotóxicos visto que, a partir da sua escolha poderá realizar-se uma avaliação da eficiência e do risco de deriva de cada uma das pontas. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica a respeito dos agrotóxicos e dos tipos de pontas de pulverização. O desenvolvimento elenca o uso dos agroquímicos, os tipos de pontas de pulverização e os impactos ambientais. Conclui-se que não há um tipo de ponta de pulverização que seja a indicada para reduzir os impactos, pois para cada objeto de aplicação existe um tipo de bico especifico com melhor aproveitamento e menor deriva do produto.
Abstract
The intensive use of fertilizers and pesticides, depending on management and rainfall, can lead to a serious problem with regard to pollution of surface water, groundwater, the environment as a whole and also health hazards. The spray nozzles are considered a major constituent of the pesticide delivery system since from their choice may perform an evaluation of the efficiency and the risk of drift of each of the ends. This paper aims to present a review about the pesticides and types of spray nozzles. The development lists the use of agrochemicals, types of nozzles and environmental impacts. It is concluded that there is not one type of spray tip which is indicated to reduce impacts, as for each object of application there is a specific type of nozzle with low drift and better utilization of the product.
Downloads
Published
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.