Estrutura fitossociológica de um fragmento de Cerrado sensu-stricto no sul do Tocantins
Palavras-chave:
diversidad, liana, necromassa, savana.Resumo
O bioma Cerrado ocupa uma área de aproximadamente dois milhões de quilômetros quadrados, localizado na região central do Brasil. O desenvolvimento deste trabalho teve como objetivo avaliar a composição florística e fitossociológica, bem como quantificar a necromassa e lianas em um fragmento de Cerrado sensu stricto. Em uma área de 3,6 hectares, por meio de censo, foram identificados indivíduos arbóreos com circunferência a altura do peito (CAP) maior ou igual a 15 cm, que tiveram sua altura medida. Na área, também foi mensurada a necromassa disposta sobre o solo que se encontrava na área e com diâmetro de no mínimo 2 cm. Além disso, foram medidas as lianas lenhosas com diâmetros ≥ 1 cm a 1,30 m de altura. Foram identificados 8.943 indivíduos, pertencentes a 75 espécies, 69 gêneros e 33 famílias das quais predominaram as famílias Vochysiaceae e Fabaceae. A densidade total da área e área basal foram, respectivamente, de 2.484 ind.ha-1 e 13,95 m².ha-1. O índice de diversidade de Shannon (H’) foi de 3,39 e equabilidade de Pielou (J’) 0,8. Foram medidos um total de 1.547 peças lenhosas caídas sobre o solo e suspensas sobre as árvores com uma densidade total de 430 peças.ha-1, sendo a maioria composta por galhos. Em relação as lianas, foram identificados 2.174 lianas (604 ind.ha-1), com uma biomassa média de 16,81 Mg.ha-1. Houve alta riqueza de espécies e heterogeneidade de distribuição; maior abundância de necromassa e lianas em diâmetros menores que está relacionada à estrutura da área que se encontra.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.