Produtividade e concentração de amido em batata-doce em função da aplicação de potássio
Palavras-chave:
Ipomoea batatas (L.), álcool, processamento, nutrição de plantasResumo
O trabalho teve como objetivo avaliar as características agronômicas da batata-doce, a concentração de amido e o potencial de rendimento de álcool em função da aplicação de doses de potássio via solo. O experimento foi conduzido em casa de vegetação em delineamento experimental inteiramente casualizado, sendo cinco doses de K2O (0, 100, 200, 300 e 400 kg ha-1). Avaliou-se o teor de potássio na parte aérea, a produção de parte aérea, a concentração de amido, a produtividade de raiz e rendimento potencial de álcool. Mediante os resultados, foi encontrada maior produtividade de raízes de batata-doce, 21,2 t ha-1, quando aplicado 294 kg de K2O ha-1. A máxima concentração de amido na raiz foi obtida na dose de 267 kg de K2O ha-1. Entretanto, o máximo rendimento potencial de etanol foi obtido na dose de 270 kg de K2O ha-1, demonstrando, assim, que a adubação com potássio promoveu melhor desenvolvimento vegetativo e produtivo de plantas de batata-doce. Além disso, promoveu a melhora da qualidade industrial pela elevação na concentração de amido nas raízes e rendimento potencial de etanol, concluindo-se que o fornecimento do íon potássio contribuiu para o rendimento de componentes biométricos e produtivos na cultura da batata-doce.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.