Dinâmicas urbanas em espaços sertanejos piauienses: Riscos e vulnerabilidades sócioambientais em Picos/PI
Palavras-chave:
Dinâmicas Urbanas, Sertões, Riscos, Vulnerabilidades, Picos/PI.Resumo
As rápidas e acumuladas transformações ocorridas no interior das cidades brasileiras, notadamente, as nordestinas e, em particular apreço, as piauienses, vêm sinalizando inúmeros rebatimentos na qualidade e nas condições de vida das populações residentes. Nesse sentido, apresenta-se a cidade de Picos/PI. Uma urbe de expressividade, importância e comando regional que tem experimentado amplas mudanças em sua tessitura urbana, provocando cenários de riscos e vulnerabilidades socioambientais. Dessa forma, o presente artigo busca analisar e descrever a produção de riscos e vulnerabilidades socioambientais, a partir das transformações urbanas locais, notadamente, a promovida pelo vetor imobiliário. Nesse encaminhamento, alimenta-se uma proposta conceitual que é de DINÂMICAS URBANAS EM ESPAÇOS SERTANEJOS PIAUIENSES (DUESPI) a qual objetiva compreender e explicar as transformações em tela, bem como os fatores indutores para tais. Como resultado, observou-se que a cidade cresce e transforma-se sem perspectivas de planejamento urbano e ações de políticas públicas para tal. As áreas de expansão, por um lado, coincidem com o acúmulo da pobreza, desigualdades e ausência de infraestruturas; por outro, são alvos das práticas de especulação imobiliária que tomam os melhores espaços de crescimento da cidade para produtos imobiliários de alto valor capital. Complementa esse quadro, o aumento de problemas ambientais, onde seus elementos estão cada vez mais exauridos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.