Composição química e de fatores antinutricionais de frutos de bocaiuva
Palavras-chave:
Acrocomia aculeata, Nutrientes, Frutos do cerrado.Resumo
Muitos frutos regionais são usados na elaboração de produtos alimentícios, no entanto ainda são poucos os trabalhos científcos a respeito de suas características químicas e do valor nutritivo. Este trabalho teve como objetivo determinar a qualidade nutricional da polpa e da amêndoa de bocaiuva (Acrocomia aculeata ( Jacq.) Lodd.). As análises de umidade, proteína, lipídios, açúcares, fbra alimentar e cinzas foram realizadas utilizandose metodologias consagradas na literatura especializada. Os minerais e os aminoácidos foram quantifcados analiticamente e o valor energético total foi estimado conforme os valores de conversão de Atwater. Os fatores antinutricionais foram determinados somente para a amêndoa do fruto. Os resultados das médias da análise centesimal da polpa e amêndoa de bocaiuva foram, em g.100g-1: umidade de 49,20 e 12,1, proteína de 3,34 e 15,80, lipídeos de 30,38 e 55,55, cinzas 3,26 e 2,00, carboidratos totais de 9,31 e 1,11 e fbra alimentar 24,30 e 15,57, respectivamente. O valor calórico total é de 418,74 e 593,71 kcal.100g-1 para polpa e amêndoa, respectivamente. Nas amêndoas, não foram encontrados inibidores de tripsina, quimotripsina e presença de lectinas. A polpa apresentou todos os aminoácidos essenciais e a amêndoa apresentou a treonina como o aminoácido limitante. Quanto aos minerais, a polpa e a amêndoa apresentaram valores consideráveis, de ferro, cálcio e zinco. Os frutos da bocaiuva podem ser fontes alternativas de nutrientes. Sugere-se, pois, sua utilização em produtos alimentícios valorizando o uso de frutos nativos na formulação de novos produtos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.