O Modelo de Produção Sustentável Upcycling: o Caso da Empresa TerraCycle
Palavras-chave:
Sustentabilidade, Upcycling, TerracycleResumo
A partir de preocupações com o futuro do planeta, surgiu o processo de reinserção de materiais no mercado cujo destino seria o descarte, conhecido como upcycling. Partindo dessa concepção teórica, a presente pesquisa tem como problema: de que maneira o processo produtivo upcycling contribui como estratégia para sustentabilidade do planeta? Para responder ao questionamento da pesquisa tem-se como objetivo: investigar o processo de produção upcycling e suas contribuições para a sustentabilidade do planeta, partindo da experiência da TerraCycle. A pesquisa confgura-se como exploratória e descritiva de natureza qualitativa. Constatou-se que a modifcação de resíduos coletados em produtos novos pelo modelo Upcycling, em comparação com os modelos Downcycling e Recycling, representa uma importante alternativa no que tange ao processo de descarte de materiais, possibilitando novas formas de lucro para essas empresas, com geração de menor impacto negativo para o meio ambiente. Outra consideração importante é que o modelo de produção da empresa utiliza o sistema de coleta e envio de resíduos sólidos pelos próprios cidadãos/consumidores, fazendo com que a empresa incentive a educação ambiental quando mobiliza a comunidade a participar efetiva e ativa na coleta seletiva e envio dos resíduos provenientes diretamente da sua fonte de geração, as residências.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.