O Modelo de Produção Sustentável Upcycling: o Caso da Empresa TerraCycle

Autores

  • Roseilda Nunes Moreira Universidade de Fortaleza
  • Luciana Freire de Lima Marinho Universidade de Fortaleza
  • Flávia Lorenne Sampaio Barbosa Universidade de Fortaleza Universidade Federal do Piauí
  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Upcycling, Terracycle

Resumo

A partir de preocupações com o futuro do planeta, surgiu o processo de reinserção de materiais no mercado cujo destino seria o descarte, conhecido como upcycling. Partindo dessa concepção teórica, a presente pesquisa tem como problema: de que maneira o processo produtivo upcycling contribui como estratégia para sustentabilidade do planeta? Para responder ao questionamento da pesquisa tem-se como objetivo: investigar o processo de produção upcycling e suas contribuições para a sustentabilidade do planeta, partindo da experiência da TerraCycle. A pesquisa confgura-se como exploratória e descritiva de natureza qualitativa. Constatou-se que a modifcação de resíduos coletados em produtos novos pelo modelo Upcycling, em comparação com os modelos Downcycling e Recycling, representa uma importante alternativa no que tange ao processo de descarte de materiais, possibilitando novas formas de lucro para essas empresas, com geração de menor impacto negativo para o meio ambiente. Outra consideração importante é que o modelo de produção da empresa utiliza o sistema de coleta e envio de resíduos sólidos pelos próprios cidadãos/consumidores, fazendo com que a empresa incentive a educação ambiental quando mobiliza a comunidade a participar efetiva e ativa na coleta seletiva e envio dos resíduos provenientes diretamente da sua fonte de geração, as residências.

Biografia do Autor

Roseilda Nunes Moreira, Universidade de Fortaleza

Doutoranda em Administração de Empresas (UNIFOR, 2014); Mestre em Administração de Empresas (UNIFOR, 2006); Pós-graduada em Gestão Estratégica de Marketing (FGV, 2000); Graduada em Administração (UFC, 1994). 

Luciana Freire de Lima Marinho, Universidade de Fortaleza

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (1997), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e doutora em Administração pela UNIFOR. 

Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Universidade de Fortaleza Universidade Federal do Piauí

Graduação em administração pela Universidade Federal do Piauí (2003), especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Piauí e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2012) e doutora em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2018).

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutora e Mestre em Administração - Universidade de Fortaleza. Especialista em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. 

Downloads

Publicado

14-08-2018

Edição

Seção

Artigos - Cultura, práticas sociais, formação humana e desenvolvimento comunitário