Análise dos elementos metálicos no mel como uma ferramenta para o monitoramento ambiental

Autores

  • Ketelen Michele Guilherme de Oliveira Universidade Estadual do Paraná/Campus Paranavaí
  • Lucila Akiko Nagashima Universidade Estadual do Paraná/Campus Paranavaí

Palavras-chave:

Metais pesados, Biomonitoramento, Abelhas.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi efetuar a caracterização dos elementos metálicos Mg, Ca, K, Zn, Pb, Na, Co, Fe, Cu e Mn em amostras de mel provenientes da região noroeste do Paraná, pela Espectrometria de Absorção Atômica de Chama. As análises foram efetuadas no Laboratório de Química – Departamento de Química da Universidade Estadual de Maringá, Paraná. Foram analisadas onze amostras, das quais três apresentaram níveis do metal chumbo elevado, quando comparadas com o máximo permitido pela legislação brasileira. A detecção desse elemento (chumbo) e outros metais pesados em grandes proporções podem indicar que o ambiente em que se encontra a colmeia está contaminado. Diversos são os vínculos de contaminação, desses, solo, ar, água, e até materiais utilizados na área de extração do mel, podem consequentemente, serem introduzidos juntos na colmeia.

Biografia do Autor

Ketelen Michele Guilherme de Oliveira, Universidade Estadual do Paraná/Campus Paranavaí

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Paraná. Mestranda em Genética na Universidade Federal do Paraná. Email: ketelenguioliveira@hotmail.com.

Lucila Akiko Nagashima, Universidade Estadual do Paraná/Campus Paranavaí

Dr.; Química; Professor adjunto do Departamento de Ciências Biológicas e docente no programa de pós-graduação (Stricto sensu) em formação docente interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná. Email: lucilanagashima@uol.com.br.

Downloads

Publicado

14-08-2018

Edição

Seção

Artigos - Cultura, práticas sociais, formação humana e desenvolvimento comunitário