<p align=justify>Adubação verde em tomateiro cultivado em sistema de agricultura orgânica</p>
Palavras-chave:
manejo de solo, horticultura orgânica, agroecologia, adubos verdes, leguminosas.Resumo
O objetivo desse trabalho foi avaliar a produtividade de tomate-cereja em sistema de agricultura orgânica cultivado sob diferentes doses e épocas de aplicação da fitomassa de ervilha forrageira, ervilhaca comum e crotalaria spectabilis. O experimento foi conduzido no município de Guarapuava, PR, no período de outubro de 2005 a fevereiro de 2006 em delineamento de blocos ao acaso. Os tratamentos foram: ØFT – sem adição de resíduos de adubos verdes; 3EF – 3,0 Mg ha-1 de fitomassa de ervilha forrageira (Pisum sativum var. arvense); 6EF – 6,0 Mg ha-1 de fitomassa de ervilha forrageira; 9EF – 9,0 Mg ha-1 de fitomassa de ervilha forrageira; 3EF+3EC – 3,0 Mg ha-1 de fitomassa de ervilha forrageira + 3,0 Mg ha-1 de fitomassa de ervilhaca (Vicia sativa); 3EF+3EC+3CS – 3,0 Mg ha-1 de fitomassa de ervilha forrageira + 3,0 Mg ha-1 de fitomassa de ervilhaca + 3,0 Mg ha-1 de fitomassa de crotalária (Crotalaria spectabilis). Houve resposta crescente linear nos tratamentos ØFT, 3EF, 6EF, 9EF para as variáveis produtividade de tomate, número de tomates por planta e massa média do fruto de tomate-cereja. Os resultados evidenciaram que a adição de fitomassa de leguminosas foi eficiente para aumentar a produtividade de tomateiro-cereja em sistema de agricultura orgânica. A aplicação de fitomassa em uma única aplicação foi mais eficiente do que o parcelamento da fitomassa ao longo do ciclo da cultura.
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.