<p align=justify>Influence of <i>Azospirillum sp.<i> inoculation in wheat, barley and oats</p>
Palavras-chave:
wheat, barley, oats, nitrogen fixation, Azospirillum.Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da inoculação com Azospirillum sp. RAM-7 em trigo, cevada e aveia no rendimento, densidade e nitrogênio total nos grãos. Os experimentos foram conduzidos em condições de campo. Os tratamentos envolveram a inoculação de bactérias, com a presença ou não de diferentes doses de fertilização nitrogenada e o controle absoluto. A inoculação foi feita pelo método de contaminação das sementes com uma suspensão de bactérias contendo 1010 UFC.mL-1. Efeitos estatisticamente significativos sobre a produtividade de grãos de trigo foram obtidos no tratamento inoculado e sem a adição de fertilização nitrogenada, aumentando o rendimento em 23,9% em relação ao controle (p menor 0,05). No tratamento inoculado associado a 48 kg de N.ha-1, a produtividade foi similar à obtida no tratamento com 60 kg de N.ha-1 com ou sem inoculação. Na cevada, o rendimento de grãos do tratamento inoculado associado a 32 kg de N.ha-1 foi semelhante ao que recebeu 40 kg de N.ha-1 com ou sem inoculação (p menor 0,05). Na aveia, os tratamentos não diferiram de seus controles em relação ao rendimento, densidade e nitrogênio total dos grãos. Os resultados obtidos nesta pesquisa indicam a possibilidade da substituição parcial da fertilização nitrogenada inorgânica pela inoculação de Azospirillum sp. RAM-7 nas culturas de trigo, cevada e aveia.
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.