A olfatometria como ferramenta na verificação da eficácia de neutralizador de odor industrial<p>Olfactometry as a tool for the efficiency verification of industrial odor neutralizer
Palavras-chave:
neutralizador de odor, odor, olfatometria, poluição do ar, qualidade do ar.Resumo
Os odores ambientais sempre fazem parte de uma situação ou processo, provocando as mais diversas reações e, por vezes, provocando desconforto em toda uma população. Apesar de o olfato humano não ser muito desenvolvido quando comparando à maioria das espécies animais, não se pode desprezar a importância da nossa percepção olfativa. O sentido olfativo humano é muito especializado, sendo que as células olfativas são capazes de perceber substâncias especiais, mesmo em baixas concentrações. Quando ligado às emoções é o mais eficaz de todos os sentidos, isto porque está intimamente conectado ao sistema nervoso central, diretamente associado aos estados emocionais. Por esse motivo, inúmeros produtos neutralizantes e mascarantes de odores são atualmente comercializados em todo o mundo, para uso domiciliar e industrial. Este trabalho apresenta um diagnóstico que avalia a eficácia de um produto neutralizante de odores industriais. Foram realizados dois testes: o primeiro em um ambiente saturado com fumaça de cigarro (odor típico de ambientes internos) e, outro, saturado com t-butil-mercaptana. A t-butil-mercaptana é o elemento odorizante (traçador) adicionado ao gás natural veicular (GNV) e, portanto, dotado de forte caráter odorante. Além da realização de análises olfatométricas por olfatômetro (Odile®) para determinar a concentração odorante das amostras, realizaram-se também análises de olfatometria estática para determinação da intensidade odorante e caráter hedônico do odor nos diferentes estágios do experimento. Com relação ao teste do cigarro, a solução neutralizante conseguiu reduzir em 50% a concentração do odor, sem, no entanto, reduzir a intensidade do mesmo, provavelmente pelo acréscimo de odor do próprio produto. Ainda nesse caso, a aplicação do produto deixou o cheiro do ambiente um pouco menos desagradável. Já no teste de neutralização da mercaptana, o percentual de redução foi um pouco maior (61%), mas todas as amostras continuaram com odor intenso (entre forte e muito forte) e bastante desagradável.
Abstract
Environmental odors are always part of an industrial situation or process. These odors cause a number of reactions, and sometimes bring a situation discomfort for an entire population. Although human olfaction is not as developed as in most animals, we should not neglect the importance of our perception of smell. The human sense of smell is very specialized, and human olfactory cells are capable of recognizing specific substances in low concentrations. When attached to emotions, this is the most efficient of the senses, because it’s closely connected with the central nervous system and thus with the emotional states. For this reason, a great amount of products are designed to neutralize and mask odors, both for home and industrial use throughout the world. This paper presents a diagnosis that assesses the efficiency of an industrial odor neutralizer. Two tests were conducted, firstly in environments saturated with cigarette smoke (a typical indoor environmental odor) and with t-butil-mercaptan. The t-butil-mercaptan is an odor element added to vehicular natural gas for its tracing, and therefore features a strong smell. In addition to the analyses carried on with an olfactometer (OdileTM) in order to determine the odor concentration of the samples, static olfactometry analysis were also conducted to determine the odor intensity and hedonic character at different stages of the experiment. Regarding the cigarette smoke test, the neutralizer solution was able to reduce the odor concentration by 50%, without reducing its intensity, probably due to the addition of the neutralizer’s own odor. In this experiment, the hedonic character was improved after the product application. Regarding the test with t-butilmercaptan, the concentration reduction was a little greater (61%), but all samples remained with an intense odor (between “strong” and “very strong”), while the hedonic character as “very unpleasant”.
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