Radioatividade e irradiação de alimentos
Palavras-chave:
Radioatividade, Irradiação de AlimentosResumo
O descobrimento e o desenvolvimento de técnicas utilizando a tecnologia com material radioativo proporcionou benefícios a diversos segmentos da sociedade. Dentre eles, o setor de alimentos que, por meio desses, não só conseguiu abrandar, mas também evitar uma série de ocorrências hospitalares, ao mesmo tempo que obteve aumento da lucratividade nos produtos perecíveis por meio do uso de feixes radioativos. A irradiação pode contribuir muito para minimizar a ação de microorganismos, que diminuem a vida útil dos alimentos, bem como em processos de esterilização. Desmistificar a teoria e dar informações cientificamente embasadas à população, que tem receio da utilização dessas técnicas, é função dos que trabalham na área. Nesse sentido, o professor de ensino médio, se bem informado, pode contribuir com a popularização das tecnologias nucleares.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.