Análise da qualidade estrutural de escolas da rede pública utilizando ferramentas de Programação Matemática
Palavras-chave:
Escolas, Programação matemática, Preferência declarada.Resumo
O presente trabalho, através de um estudo de caso, tem como objetivo identificar pontos positivos e negativos das escolas públicas da cidade de Guarapuava, Estado do Paraná, utilizando a técnica de Preferência Declarada para tal diagnóstico. E, a partir disto utilizar a Programação Inteira para uma melhor designação dos alunos às escolas, contribuindo assim com os órgãos gestores do ensino no planejamento e busca de melhorias para o sistema escolar. Quando se pensa em escolas nos dias de hoje, se tem uma concepção muito diferente daquela de algumas décadas atrás. O mundo moderno faz com que os pais busquem na escola não apenas um ambiente propício à transmissão de novos conhecimentos durante algumas horas, mas sim um local onde seus filhos possam permanecer, muitas vezes o dia todo, e nele obtenham além do conhecimento dos conteúdos pedagógicos, uma alimentação saudável, um ambiente para transmissão de valores éticos e culturais, um local de entretenimento. Sob essa visão, os órgãos gestores do ensino precisam estar atentos a n novos fatores que despertem a confiança dos pais, a motivação dos alunos, o preparo do corpo docente, além da necessária qualidade do ensino. Neste aspecto, a técnica de Preferência Declarada proporciona a transformação de valores qualitativos em valores quantitativos que pode indicar em qual escola e quais mudanças devem ser feitas para atender a expectativa dos pais, alunos e professores. O modelo matemático usado na designação de alunos às escolas conforme a “utilidade” apresentada foi implementado com o software LINGO.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.