Uma Abordagem Sobre Duas Ferramentas Virtuais Aplicadas ao Ensino Presencial: Moodle e Gradenet

Authors

  • Gisane Aparecida Michelon UNICENTRO

Keywords:

ambientes educacionais, ensino presencial, ferramentas virtuais

Abstract

 

Este artigo descreve um estudo e avaliação de ambientes virtuais aplicados ao gerenciamento de cursos presenciais. São abordados os recursos disponibilizados nas ferramentas pesquisadas e que foram utilizadas em disciplinas do curso de Ciência da Computação da UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. Foi realizada uma análise da viabilidade em utilizar um ambiente educacional virtual de forma a apoiar o professor no ensino presencial em cursos de graduação. Outra avaliação ocorreu em relação a benefícios para os alunos e professores. Algumas considerações foram levantadas a partir do estudo e análise dessas ferramentas, as quais podem ajudar para o projeto e o desenvolvimento de novos ambientes no ensino presencial e também auxiliar o professor na escolha da ferramenta bem como dos recursos utilizados.

Author Biography

Gisane Aparecida Michelon, UNICENTRO

Departamento de Ciência da Computação

Published

21-04-2010

Issue

Section

Artigos