Uma Abordagem Sobre Duas Ferramentas Virtuais Aplicadas ao Ensino Presencial: Moodle e Gradenet
Keywords:
ambientes educacionais, ensino presencial, ferramentas virtuaisAbstract
Este artigo descreve um estudo e avaliação de ambientes virtuais aplicados ao gerenciamento de cursos presenciais. São abordados os recursos disponibilizados nas ferramentas pesquisadas e que foram utilizadas em disciplinas do curso de Ciência da Computação da UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. Foi realizada uma análise da viabilidade em utilizar um ambiente educacional virtual de forma a apoiar o professor no ensino presencial em cursos de graduação. Outra avaliação ocorreu em relação a benefícios para os alunos e professores. Algumas considerações foram levantadas a partir do estudo e análise dessas ferramentas, as quais podem ajudar para o projeto e o desenvolvimento de novos ambientes no ensino presencial e também auxiliar o professor na escolha da ferramenta bem como dos recursos utilizados.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors keep copyrights and conced to the magazine the right of first publication, with the paper also licensed up Creative Commons Attribution License, wich alows sharing the paper with credits to the author and initial publication in this magazine.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.