Produtividade da soja influenciada pela aplicação de doses de fertilizante com disco desencontrado e sulcador em um Latossolo sob plantio direto
Palavras-chave:
Disco duplo desencontrado, sulcador, fósforo, eficiência econômica de fertilizantesResumo
O objetivo do trabalho foi relacionar a produtividade da cultura da soja com doses de fertilizantes e suas diferentes formas de aplicação, em condições de plantio direto. O experimento foi conduzido com três anos consecutivos em um Latossolo Vermelho distroférrico, em Maracaju, MS. As cultivares utilizadas foram: na safra 2000/2001, FT Jatobá; 2001/2002, CD 205 e na safra 2002/2003 Embrapa 48, ambas semeadas dentro do período recomendado para o zoneamento agrícola para a região, em um delineamento experimental de blocos casualisados com cinco repetições. O experimento foi instalado na estação experimental da Fundação MS, em Maracaju, MS sobre uma área que estava ocupada com Brachiaria decumbens há sete anos. Os tratamentos do experimento consistiram da combinação entre dois sistemas de distribuição do fertilizante na linha, com o uso do disco duplo desencontrado (disco defasado) e sulcador (botinha) e doses de adubação: 0, 360, 480, 600 e 720 kg do formulado 3-28-16 por hectare. Após a colheita, avaliou-se a produtividade por meio do peso de grãos das parcelas colhidas. Concluiu-se que os diferentes sistemas de distribuição do fertilizante não afetaram a produtividade e que a cultura da soja responde significativamente ao aumento da adubação NPK em solos com teores iniciais deste elemento relativamente baixos.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.