Aplicação de um instrumento analítico-pedagógico baseado numa analogia com os programas de pesquisa de Lakatos (um teste no conteúdo de cinemática angular)

Autores

  • Carlos Eduardo Laburu Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

ensino, analogia, filosofia da ciência

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados obtidos de uma nova aplicação do instrumento analítico lakatiano nos momentos em que são estimulados controvérsias e conflitos cognitivos. Esse instrumento, que vem sendo desenvolvido por Laburú et al. (1998 e 2001), baseia-se numa analogia dos programas de pesquisa de Lakatos para qualificar o pensamento dos alunos, estruturando-os como se fossem programas. O intento subjacente a tal analogia é procurar fazer com que o educador compreenda melhor a natureza desse pensamento e uma das razões da sua resistência ao ensino oficial. Para entender como está comprometido

o pensamento dos alunos com os programas, a análise é complementada com as condições de inteligibilidade, plausibilidade e frutificação para uma mudança conceitual de Posner et al.. Com o interesse de testar a viabilidade deste instrumento de análise, mostra-se, através de uma transcriçã videogravada, que essa forma de analisar se revelou uma maneira interessante de compreender o desenvolvimento do pensamento dos estudantes no processo de discussão em sala de aula.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Laburu, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Física

Downloads

Publicado

14-12-2009

Edição

Seção

Ensino