Contribuição potencial de cargas poluentes na bacia do Rio das Pedras, no município de Guarapuava - PR
Palavras-chave:
bacia hidrográfica do Rio das Pedras, carga poluente potencialResumo
O rio das Pedras ´e o manancial de abastecimento de ´agua para a popula¸c˜ao deGuarapuava-PR. A atividade agropecu´aria e industrial, tˆem interferido na qualidade da ´agua
de capta¸c˜ao. A fim de avaliar as influˆencias dessas atividades sobre a qualidade da ´agua,
foram estimadas as cargas potenciais de DBO, N, P e coliformes fecais. Essas cargas foram
avaliadas em fun¸c˜ao do n´umero de habitantes e diferentes rebanhos da bacia. Os resultados
mostram que os valores de carga potencial de DBO, N, P e coliformes fecais s˜ao de 6,1 mg/l,
2,23 mg/, 0,56 mg/l e 12272 NMP/100ml, respectivamente. Entretanto, estes valores s˜ao
maiores que aqueles obtidos mediante a an´alise laboratorial da ´agua coletada em campo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.