Identificação de modelos ARMA pelo método Bootstrap
Palavras-chave:
Bootstrap, Modelos ARMA, Identificação, AutocorrelaçõesResumo
Nesse artigo, avaliou-se o desempenho de um algoritmo bootstrap moving blocks na identificação da ordem de modelos ARMA. O método foi aplicado em séries simuladas a partir de modelos de ordem p+q > 2 afim de obter a distribuição amostral das funções de autocorrelação (FAC) e autocorrelação parcial (FACP).
Por meio de algumas simulações e exemplos, demonstrou-se que o procedimento bootstrap proposto possui melhor desempenho em relação ao método assintótico clássico de identificação, sobretudo em pequenas amostras ou ainda na identificação de modelos com baixos valores para as FAC e FACP.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.