Entropia de Shannon e Rényi aplicadas no reconhecimento de padrões para a seleção de portfólios no mercado acionário brasileiro
Palavras-chave:
Entropia, Teoria da Informação, Seleção de Portfólio, Árvore de Decisão, Hipótese de Mercado Eficiente.Resumo
O mercado de capitais possui destacada importância no processo de desenvolvimento econômico. Uma de suas discussões são as estratégias de seleção de portfólios face a Hipótese do Mercado Eficiente. Nesse artigo, propõe-se a aplicação da técnica de árvores de decisão baseadas no cálculo de entropia de Shannon e Rényi. Com base no método de múltiplos da análise fundamentalista de ações, foram selecionados 22 indicadores econômico-financeiros cobrindo índices de mercado, rentabilidade, liquidez e estrutura de capital. Foram avaliadas todas as empresas não-financeiras do período de 1999 a 2009 em função de seu retorno logarítmico, índice de Sharpe e alfa de Jensen. As regras de classificação construídas foram capazes de discriminar corretamente os grupos de ações com maior ou menor rentabilidade que o mercado com uma eficiência superior a 85%. Além disso, foram identificadas as variáveis preço de mercado, preço por valor contábil tangível, dividend yield e média de crescimento dos lucros como os atributos que melhor discriminam os grupos. Tanto as variáveis identificadas quanto os ativos selecionados indicam como mais interessante para o mercado acionário brasileiro do período o investimento em valor em detrimento ao investimento em crescimento. Um estudo de carteira demonstrou a aplicabilidade dos modelos, com retornos anormais significativos especialmente para o uso da entropia de Shannon. Entretanto, houve problemas de diversificação das carteiras, ora com poucos ou nenhum ativo, ora com um número excessivo. Por fim, o modelo apresentado pode ser expandido para outras técnicas de reconhecimento de padrões, como redes neurais artificiais e support vector machine (SVM).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.