Classificação das Configurações de Mão da Língua Brasileira de Sinais mediante Rede Neural Artificial Kohonen
Resumo
A falta de assistência tecnológica para a inclusão do surdo na sociedade contemporânea é uma realidade existente. Este trabalho consiste no desenvolvimento de um sistema computacional que seja capaz de realizar a classificação das configurações de mão da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O método escolhido para realizar essa classificação é por meio da Rede Neural Artificial Kohonen, que se baseia em aprendizado competitivo, simulando processos específicos do cérebro humano. O sistema é composto pelas seguintes etapas: extração de características das configurações de mão (imagens), treinamento da Rede Neural Artificial, testes e resultados computacionais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.