Análise multitemporal da temperatura da superfície através de imagens do TM Landsat 5, na cidade de Palmas-TO
Palavras-chave:
Clima urbano, Temperatura da superfície, Ilhas de calor, Sensoriamento remoto.Resumo
As evolutivas alterações no uso e ocupação do solo, decorrentes do processo de urbanização, resultam em modificações no clima das cidades, afetando o desenvolvimento do meio e a qualidade de vida da população. A temperatura da superfície é um importante parâmetro biofisico relacionado, dentre outros fatores, com o tipo de cobertura do solo e que influencia indiretamente a temperatura do ar. Palmas, capital do Tocantins, teve sua implantação no ano de 1989, passando por processos acelerados de crescimento populacional e expansão do seu Plano Diretor, sendo necessário o monitoramento das condições climáticas da região. Esse estudo propõe a obtenção e análise da temperatura de superfície em Palmas, a partir de imagens de satélites do TM Lansat 5 para os anos de 1991, 2003 e 2010 e da utilização do algoritmo Surface Energy Balance Algorithm for Land - SEBAL visando identificar a variação multitemporal da temperatura da superfície, as mudanças ocorridas na cobertura da superfície e a ocorrência de Ilhas de Calor. Os resultados obtidos permitiram verificar que, no decorrer dos anos de estudo, houve uma intensificação na temperatura da superfície da região e que há a ocorrência de ilhas de calor com amplitude térmica de 11°C.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.