Avaliação da Qualidade de Plantas Medicinais Distribuídas por uma Unidade de Saúde de um Município do Interior do Paraná
Palavras-chave:
Plantas medicinais, Análise microbiológica, Impurezas, Teor de umidade, RotulagemResumo
O uso das plantas é de grande importância para a população, seja como medicamento, alimento, ou no controle alternativo de fitopatógenos. O presente trabalho teve como objetivo, avaliar a qualidade das plantas medicinais distribuídas em uma unidade de saúde de uma cidade do interior do Paraná, pela análise microbiológica, presença de impurezas, teor de umidade e análise de rótulo. Foram analisadas 25 amostras de cinco espécies vegetais: alfavaca (Ocimum basilicum), boldo brasileiro (Plectranthus barbatus), erva cidreira (Melissa officinalis), carqueja (Baccharis genistelloides) e camomila (Chamomilla recutita). As análises microbiológicas realizadas foram: contagem de micro-organismos mesófilos aeróbios e de bolores e leveduras, pesquisa de coliformes totais e fecais, Salmonella sp. e Staphylococcus aureus. Estas análises indicaram que as 25 amostras foram reprovadas pela presença de S. aureus, sendo consideradas impróprias para consumo conforme a Farmacopéia Brasileira 5ª edição e Organização Mundial de Saúde. Na espécie Ocimum basilicum foi detectado percentual acima do permitido para matérias estranhas (36,53 %) e umidade (14,47 %). Na análise de rótulos, os resultados mostraram que nenhuma amostra apresentou os requisitos exigidos pela legislação RDC n° 10 (2010). Os resultados obtidos demonstram a falta de cuidado na manipulação das plantas e a necessidade do controle de qualidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.