Otimização da Extração de Compostos Fenólicos em uma Biofarinha de Maçã Enriquecida com Agaricus brasiliensis
Palavras-chave:
Micélio, Planejamento Fatorial, Agaricus blazei, CogumeloResumo
Agaricus brasiliensis tem sido muito estudado por suas propriedades nutracêuticas. Como essas propriedades podem estar relacionadas a componentes fenólicos, o objetivo desse trabalho foi otimizar o preparo de amostra, para a determinação de compostos fenólicos totais em uma biofarinha de bagaço de maçã fermentada de forma submersa com A. brasiliensis. Utilizou-se um planejamento fatorial fracionado 24-1, com as variáveis: composição do liquido extrator, concentração do álcool no líquido extrator, tempo e método de extração, utilizando-se o método Folin-Denis. Outras otimizações foram realizadas com as variáveis significativas. O melhor método de extração utilizou etanol a 70%, em homogeneizador por 15 min. O teor de fenólicos totais, em amostras de biofarinhas de bagaço de maçã fermentadas com A. brasiliensis, foi menor (0,04852 ± 0,001458) que o teor encontrado na biofarinha sem fermentar (0,1098 ± 0,001246) (p=3,331.10-16). O sistema de planejamento fatorial foi eficaz para otimização dos resultados. A menor concentração de fenólicos encontrados na biofarinha fermentada é devido provavelmente ao fungo ter metabolizado esses compostos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.