Biorremediação de um solo argiloso contaminado com uma mistura de diesel e biodiesel através da bioventilação
Palavras-chave:
Biorremediação, Bioventilação, solo contaminadoResumo
O crescente consumo de combustíveis fósseis gera a necessidade de buscar fontes alternativas ambientalmente mais adequadas, como é o caso do biodiesel, em misturas com o diesel. Porem essa mistura torna-se um provável contaminante ambiental. A bioventilação é uma técnica de biorremediação que envolve apenas a inserção de ar no meio, para estimular a atividade aeróbia dos microrganismos e surge como uma alternativa aos métodos convencionais de remediação. O objetivo deste trabalho foi avaliar a biorremediação ex situ de um solo argiloso contaminado com uma mistura B20 utilizando a bioventilação. Os ensaios foram realizados em biorreatores de PVC, e 4% de contaminante, em relação à massa de solo seco. Foram testadas três vazões de ar (2, 4 e 6 L/min), em três intervalos de tempo distintos (1h a cada 24h, 36h e 48h), além do controle. A degradação do contaminante foi avaliada através da determinação da fração residual, extraído por ultrassom, em 3 tempos (15, 30 e 60 d). A maior degradação aos 60 dias, foi obtida para a velocidade de ar de 6 L/min aplicado diariamente, com 86% de degradação, demonstrando-se ser a bioventilação uma técnica de biorremediação promissora para o tratamento de solos argilosos contaminados com mistura B20.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.