Análise de um Sistema de Refrigeração de uma Prensa Hidráulica no Setor Cerâmico
Palavras-chave:
EngenhariaResumo
Uma empresa, do ramo cerâmico, situada em Santa Catarina, deparou-se com a necessidade de aumentar sua produção mensal. Com esse objetivo, os ciclos por minuto de suas prensas foram aumentados, gerando paradas no processo produtivo, devido o sistema de refrigeração utilizado ser ineficaz para este novo número de ciclos. Para solucionar o problema, a empresa optou pela utilização de um segundo trocador de calor no sistema de refrigeração. Assim, a transferência de calor aumentou, e a temperatura do fluido foi reduzida dando continuidade ao processo. Com a chegada do verão, quando a temperatura externa sobe consideravelmente, o processo voltou a parar. Com o intuito de resolver o problema de troca térmica foram feitas análises térmicas, levando em consideração tanto a eficácia do processo como a viabilidade econômica. Com base nos valores encontrados, foram propostos dois novos casos a serem estudados para resolver o problema. Sendo a solução o uso de um novo trocador de calor, com uma área de troca térmica que atende à necessidade de troca térmica exigida pelo processo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.