Uma breve comparação de técnicas baseadas na memória associativa nebulosa implicativa de Lukasiewicz para a reconstrução de imagens corrompidas com ruído do tipo pimenta

Authors

  • Raul Arthur Rosa Universidade Estadual de Londrina
  • Marcos Eduardo Valle Universidade Estadual de Londrina

Keywords:

Redes Neurais, Memórias Associativas Nebulosas, Teoria dos Conjuntos Nebulosos

Abstract

Memórias associativas nebulosas implicativas (IFAMs) são redes neurais nebulosas progressivas de camada única cujas conexões sinápticas e valor de limiar são determinados através do aprendizado nebuloso implicativo. No caso autoassociativo, esses modelos apresentam ótima capacidade absoluta de armazenamento e uma excelente tolerância com respeito a padrões incompletos ou erodidos. Consequentemente, podem ser efetivamente aplicados para a reconstrução de imagens corrompidas com ruído do tipo pimenta. Esse artigo apresenta três técnicas baseadas em AFIMs para a reconstrução de imagens em tons de cinza. Na primeira técnica, uma única IFAM é usada para armazenar todas as colunas de uma imagem. Na segunda técnica, cada coluna da imagem é armazenada numa IFAM distinta. Ambas as técnicas, entretanto, requerem que a imagem original seja apresentada ao modelo. A terceira técnica, por outro lado, utiliza a própria imagem corrompida para sua recuperação. Finalmente, para efeitos comparativos, consideramos também a correlação de longo alcance introduzida por Zhang e Wang para a remoção de ruídos impulsivos em imagens em tons de cinza.

Author Biography

Marcos Eduardo Valle, Universidade Estadual de Londrina

Marcos Eduardo é atualmente professor adjunto no departamento de matemática da Universidade Estadual de Londrina e possui interesses na teoria dos conjuntos fuzzy, redes neurais artificiais, morfologia matemática e processamento de sinais.

Published

01-10-2010

Issue

Section

Artigos