Programação em duplas: estado da arte
Keywords:
Aprendizado Cooperativo e Colaborativo, Ambiente de Aprendizado Distribuído, Programação em DuplasAbstract
Resumo: Programação em Duplas (Pair Programming – PP) é uma prática colaborativa de desenvolvimento de software em que dois programadores trabalham ao mesmo tempo em um único computador e na mesma tarefa de programação. Foi relatado na literatura que o conhecimento sobre PP encontra-se disperso e desorganizado. Com o intuito de colocar um pouco de ordem a esse caos, o presente estudo realizou uma busca exaustiva de trabalhos sobre PP em algumas das bibliotecas digitais mais importantes do mundo em Ciência da Computação (Sociedade Brasileira de Computação, ACM, IEEE Explore, Springer, CiteSeer e ScienceDirect, entre outras) e no Google/Scholar. A partir da completa leitura dos trabalhos encontrados, procurou-se definir temas chave dentro da área descrevendo todos os estudos que se relacionam com cada tema. Os achados são interessantes e extensos – eles podem ser encontrados durante toda a leitura do presente artigo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors keep copyrights and conced to the magazine the right of first publication, with the paper also licensed up Creative Commons Attribution License, wich alows sharing the paper with credits to the author and initial publication in this magazine.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.