Experiments for an innovative approach to physics

Authors

  • A. Albanese Laboratorio di Didattica delle Scienze, Università “La Sapienza” di Roma
  • C. Cicognetti Laboratorio di Didattica delle Scienze, Università “La Sapienza” di Roma
  • M. C. Danhoni Neves2 UEM
  • M. Vicentini Laboratorio di Didattica delle Scienze, Università “La Sapienza” di Roma

Keywords:

Metodologia didática, educação científica, experimentos

Abstract

O estudo de caso refere-se à apresentação para graduados em física e matemática
de uma “metodologia” inovadora para a Física. A metodologia tem o intuito de unificar
diferentes capítulos da Física ao nível fenomenológico e ao nível explicativo. É inevitável
discutir epistemologicamente a relação fenômeno/experimento/teoria, e, também, é importante
propor uma metodologia didática baseada na interatividade de forma a estimular os
estudantes-professores para problemas específicos, para suas dúvidas e enganos. A metodologia
foi estudada como uma atividade em cursos para professores (atualização). Foi experimentado
com grupos de graduados em Física e Matemática em três anos sucessivos. A
meta é melhorar a ciência que é ensinada, através de uma metarreflexão do conteúdo de
ciência e das práticas de laboratórios tidas no decorrer do curso universitário. São discutidas
a conveniência didática de experiências e a análise de eletrodomésticos tecnológicos.
A metodologia pedagógica é guiada por alguns temas principais que são discutidos de uma
maneira espiralada (atividade construtiva e mudança conceitual, o papel dos experimentos
na ciência e na educação da ciência, o uso da energia como conceito explicativo, a função
de resposta, o uso da transformada de Fourier).

Author Biographies

A. Albanese, Laboratorio di Didattica delle Scienze, Università “La Sapienza” di Roma

Laboratorio di Didattica delle Scienze, Università “La Sapienza” di Roma

C. Cicognetti, Laboratorio di Didattica delle Scienze, Università “La Sapienza” di Roma

Laboratorio di Didattica delle Scienze, Università “La Sapienza” di Roma

M. C. Danhoni Neves2, UEM

Laboratório de Criação Visual, Departamento de Física, UEM

M. Vicentini, Laboratorio di Didattica delle Scienze, Università “La Sapienza” di Roma

Laboratorio di Didattica delle Scienze, Università “La Sapienza” di Roma

Published

13-01-2010

Issue

Section

Ensino