Experiments for an innovative approach to physics
Keywords:
Metodologia didática, educação científica, experimentosAbstract
O estudo de caso refere-se à apresentação para graduados em física e matemáticade uma “metodologia” inovadora para a Física. A metodologia tem o intuito de unificar
diferentes capítulos da Física ao nível fenomenológico e ao nível explicativo. É inevitável
discutir epistemologicamente a relação fenômeno/experimento/teoria, e, também, é importante
propor uma metodologia didática baseada na interatividade de forma a estimular os
estudantes-professores para problemas específicos, para suas dúvidas e enganos. A metodologia
foi estudada como uma atividade em cursos para professores (atualização). Foi experimentado
com grupos de graduados em Física e Matemática em três anos sucessivos. A
meta é melhorar a ciência que é ensinada, através de uma metarreflexão do conteúdo de
ciência e das práticas de laboratórios tidas no decorrer do curso universitário. São discutidas
a conveniência didática de experiências e a análise de eletrodomésticos tecnológicos.
A metodologia pedagógica é guiada por alguns temas principais que são discutidos de uma
maneira espiralada (atividade construtiva e mudança conceitual, o papel dos experimentos
na ciência e na educação da ciência, o uso da energia como conceito explicativo, a função
de resposta, o uso da transformada de Fourier).
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors keep copyrights and conced to the magazine the right of first publication, with the paper also licensed up Creative Commons Attribution License, wich alows sharing the paper with credits to the author and initial publication in this magazine.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.