Fantasies, myths and fallacies in Modern Physics teaching: the case of the 3 “R” (radioactivity, relativity, red-shifts
Keywords:
Ensino de Física, paradigmas, história da Ciência, sociologia da CiênciaAbstract
A F´ısica Moderna praticamente inexiste no ensino de F´ısica nas escolas dopa´ıs. O ensino de ciˆencia segue sempre sua linearidade cansativa dos livros-textos com escassas informa¸c˜oes hist´oricas. Por outro lado, esse ensino apresenta um padr˜ao de resolu
¸c˜ao de centenas de exerc´ıcios estilizados que corroboram os paradigmas da ciˆencia contempor
ˆanea do s´eculo XX. O presente trabalho se prop˜oe a ser uma reflex˜ao baseada no
projeto PROIN/CAPES para promover o ensino de F´ısica Moderna na disciplina “Laborat
´orio Especial de F´ısica Moderna”. O projeto consiste de trˆes est´agios: 1) avalia¸c˜ao do
conhecimento cient´ıfico dos estudantes sobre a F´ısica Moderna e sua Hist´oria; 2) equipamentos
de laborat´orios com experimentos cl´assicos; 3) reconstru¸c˜ao de contextos hist´oricos
da Ciˆencia. Os dois primeiros est´agios j´a est˜ao implementados. O terceiro est´agio ´e o mais
dif´ıcil uma vez que promove uma esp´ecie de saud´avel “rebeli˜ao” contra a educa¸c˜ao cient´ıfica
que cria mitos, fantasias e conduz, portanto, a um falacioso ensino de F´ısica. O modus
operandi ´e a desconstru¸c˜ao de certos fatos considerados como “verdades” na Ciˆencia e na
educa¸c˜ao cient´ıfica (os trˆes “R”s do t´ıtulo): a) Becquerel nunca “descobriu” a radioatividade;
b) a deflex˜ao do raio de luz pelo Sol no eclipse de 1919 nunca foi conclusivo; c) Hubble
nunca afirmou que o deslocamento para o vermelho (redshift) era a prova para um universo
inflacion´ario.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors keep copyrights and conced to the magazine the right of first publication, with the paper also licensed up Creative Commons Attribution License, wich alows sharing the paper with credits to the author and initial publication in this magazine.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.