O sistema Sol-Terra-Lua: Uma breve simulação numérica usando Python
Keywords:
Simulação numérica, Python, Odespy, Problema de 3 corpos.Abstract
Este trabalho tem como objetivo incentivar alunos e
professores de graduação, principalmente aqueles que lidam com a chamada área
das exatas, a utilizarem a computação numérica como ferramenta de apoio. Para
tanto, o problema de três corpos (a saber, Sol, Terra e Lua) foi tomado como
motivação. Sob esse foi feita uma implementação em Python, uma vez que esta é
uma linguagem de fácil compreensão e acesso, tal como as análises necessárias
para o entendimento físico do problema. Assim, este texto pretende através da
computação numérica tornar alguns resultados mais claros e objetivos para os
estudantes principalmente.
References
- F. Damasio, “O inıcio da revoluçao cientıfica: questoes acerca de copérnico
e os epiciclos, kepler e as órbitas elıpticas,” Revista Brasileira de Ensino
de Fı́sica, vol. 33, no. 3, p. 3602, 2011.
- R. Cuzinatto, E. de Morais, and C. N. de Souza, “As observações gali-
leanas dos planetas mcdiccanos de júpiter e a equivalência do mhs e do
mcu.,” Caderno Brasileiro de Ensino de Fı́sica, vol. 36, no. 3, 2014.
- “Stellarium.” http://stellarium.org. Acessado em 31 de Maio de 2018.
- “Celestia.” http://celestia.space. Acessado em 31 de Maio de 2018.
- S. Strogatz, Nonlinear Dynamics And Chaos. Studies in nonlinearity,
Sarat Book House, 2007.
- M. d. P. Guimarães and B. B. Gnecco, “Teaching astronomy and celestial
mechanics through virtual reality,” Computer Applications in Engineering
Education, vol. 17, no. 2, pp. 196–205, 2009.
- C. Fiolhais and J. Trindade, “Fısica no computador: o computador como
uma ferramenta no ensino e na aprendizagem das ciências fısicas,” Revista
Brasileira de Ensino de Fısica, vol. 25, no. 3, pp. 259–272, 2003.
- L. D. d. D. Menezes et al., “Tecnologia no ensino de astronomia na
educação básica: análise do uso de recursos computacionais na ação do-
cente,” 2011.
- A. d. A. Barbosa, D. Í. Ferreira, and E. B. Costa, “Influência da lin-
guagem no ensino introdutório de programação,” in Brazilian Sympo-
sium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na
Educação-SBIE), vol. 25, p. 612, 2014.
- A. K. T. Assis, Mecânica Relacional: e Implementação do Princı́pio de
Mach com a Força de Weber Gravitacional. C. Roy Keys, Incorporated,
- J. B. Marion, Classical dynamics of particles and systems. Academic
Press, 2013.
- E. Figueiredo and A. S. de Castro, “Um problema de três corpos analiti-
camente solúvel,” Revista Brasileira de Ensino de Fı́sica, vol. 23, no. 3,
pp. 289–293, 2001.
- “Python reference manual.” http://docs.python.org/2.0/ref/node92.html.
Acessado em 31 de Maio de 2018.
- L. E. Borges, Python para Desenvolvedores: Aborda Python 3.3. Novatec
Editora, 2014.
- H. P. Langtangen and L. Wang, “Odespy software package.”
https://github.com/hplgit/odespy. Acessado em 31 de Maio de 2018.
- “Excentricidade da órbita terrestre.” https://nssdc.gsfc.nasa.gov/planetary/factsheet/earthfact.html
Acessado em 14 de Julho de 2018.
- K. Krisciunas, “Determining the eccentricity of the moon’s orbit without
a telescope,” American Journal of Physics, vol. 78, no. 8, pp. 834–838,
- “Excentricidade da órbita lunar.” https://nssdc.gsfc.nasa.gov/planetary/factsheet/moonfact.html
Acessado em 14 de Julho de 2018.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors keep copyrights and conced to the magazine the right of first publication, with the paper also licensed up Creative Commons Attribution License, wich alows sharing the paper with credits to the author and initial publication in this magazine.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.