Geometria Interativa: Novas mídias numa proposta metodológica para o ensino médio
Keywords:
Mídias de ensino, Geometria, Tecnologia, EtnomatemáticaAbstract
Este artigo descola-se da pesquisa da dissertação com mesmo título na qual é analisada uma fatia importante da Educação: o ensino de Matemática em nível de educação básica. Tomando como referência a experiência docente de seus autores, objetivou-se principalmente criar possibilidades para a ressignificação no modo de se ensinar e de se aprender Geometria em cursos de ensino médio, a partir da estruturação de novas mídias para a dinâmica da sala de aula que levem em conta as tendências de Educação Matemática Tecnologias e Etnomatemática, foco desta pesquisa. Após as discussões necessárias, apresentamos uma proposta que entrelaça as duas tendências metodológicas do nosso foco, fazendo-as dialogar entre si, e apresentamos também uma atividade contextualizada que leva em consideração todo esse cenário. A atividade proposta configura-se como uma mídia alternativa à sala de aula de Matemática, contemplando a utilização de um software (GeoGebra) num ambiente com computadores e a vinculação de conteúdos a situações cotidianas dos estudantes.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors keep copyrights and conced to the magazine the right of first publication, with the paper also licensed up Creative Commons Attribution License, wich alows sharing the paper with credits to the author and initial publication in this magazine.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.