Geometria Interativa: Novas mídias numa proposta metodológica para o ensino médio

Authors

  • Geraldo Henrique Alves Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Bambuí
  • Mônica de Cássia Siqueira Martines Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Keywords:

Mídias de ensino, Geometria, Tecnologia, Etnomatemática

Abstract

Este artigo descola-se da pesquisa da dissertação com mesmo título na qual é analisada uma fatia importante da Educação: o ensino de Matemática em nível de educação básica. Tomando como referência a experiência docente de seus autores, objetivou-se principalmente criar possibilidades para a ressignificação no modo de se ensinar e de se aprender Geometria em cursos de ensino médio, a partir da estruturação de novas mídias para a dinâmica da sala de aula que levem em conta as tendências de Educação Matemática Tecnologias e Etnomatemática, foco desta pesquisa. Após as discussões necessárias, apresentamos uma proposta que entrelaça as duas tendências metodológicas do nosso foco, fazendo-as dialogar entre si, e apresentamos também uma atividade contextualizada que leva em consideração todo esse cenário. A atividade proposta configura-se como uma mídia alternativa à sala de aula de Matemática, contemplando a utilização de um software (GeoGebra) num ambiente com computadores e a vinculação de conteúdos a situações cotidianas dos estudantes.

Author Biographies

Geraldo Henrique Alves Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Bambuí

Licenciado e Mestre em Matemática, Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática. Atua principalmente na área de Educação Matemática, Geometria Analítica e Álgebra Linear e Tecnologias Educacionais.

Mônica de Cássia Siqueira Martines, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Possui graduação em matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência na área de História da Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática no Brasil e a História da Matemática como recurso pedagógico.

Published

14-08-2019

Issue

Section

Artigos